LAB

Laboratório Outros Lugares e Práticas em Performance

Artistas

Milena Kipfmüller 

Milena Kipfmüller atua na área do teatro como diretora, dramaturga e produtora. Começou os seus estudos artísticos em Música na Universidade de São Paulo (USP), mudando-se para a Alemanha, onde estudou Musicologia e História da Arte na Universidade de Heidelberg. Graduou-se em Teatrologia Aplicada pela Universidade de Gießen e em Paris (Nanterre – Paris X) estudando com Heiner Goebbels, Xavier Le Roy, Conny Beckley, Mathilde Monnier e Antônio Araújo entre outros. Em 2010, fundou o grupo “Institut für mikrokosmische Raumforschung” dedicado a projetos educativos e performativos para jovens, além de ter inaugurado o espaço “OneShot” de residências artísticas em Berlim. Atualmente está em tournée pela Europa com as peças “Revolution Now” do grupo Gob Squad e “Hate Radio” sobre o genocídio em Ruanda do  grupo International Institute of Political Murder.

 

Nathalie Fari

Nathalie Fari é artista de performance. Formada em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em teatro pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT) coordenado por Antunes Filho, completou o seu mestrado em “Space Strategies” na Universidade de Arte Berlim Weißensee (KHB), especializando-se em “Performance Site Specific”. Desde 2004 vive em Berlim, onde fundou o atelier obra viva voltado para a concepção e produção de projetos colaborativos, educativos e de pesquisa na área da performance, principalmente em intercâmbio com o Brasil (parceiros: Galeria Virgílio e Centro Cultural B_arco em São Paulo). Desde 2011 é co-organizadora do Mês da Performance (MPA-B) de Berlim.

 

Pablo Assumpção 

Pablo Assumpção é artista de performance, dramaturgo e pesquisador, tendo atuado nos últimos dez anos mesclando os suportes do vídeo, vídeo-instalação, texto e artes vivas. Doutor em Estudos da Performance na New York University (NYU). É professor efetivo de estudos da performance do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). Desde 2003, participa ativamente da vida acadêmica, pesquisando, ensinando e escrevendo artigos, além de participar de inúmeras conferências internacionais na área da performance. Trabalha e reside entre Fortaleza e Nova York.

 

Paula Marie Hildebrandt

Paula Marie Hildebrandt é cientista política, pesquisadora e curadora. Trabalhou vários anos como gerente de projetos na “Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit” (Agência Alemã de Cooperação Técnica) no setor da economia (Public-Private-Partnerships), assim como para o programa de desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) em Nova York, Ghana e Tailândia. Em Berlim fundou a organização 3pluX voltada para a sustentabilidade e a criação de novas alianças entre Política, Economia, Mídias e Pesquisa, realizando diferentes projetos e formatos. Em 2012 finalizou o seu Doutorado na Universidade Bauhaus de Weimar com a tese: “Arte da Participação: Intervenções artísticas no espaço urbano sob uma perspectiva democrática e teórica”. Paula foi bolsista das Fundações Robert-Bosch e Heinrich-Böll, do 24/7-Camp truth is concrete do “Steirischen Herbst” na Áustria e do Transatlantic Network do British Council.

 

Solon Ribeiro

Artista visual, professor e curador. Formado em comunicação e arte pela L’ÉCOLE SUPERIEURE DES ARTES DÉCORATIFS, PARÍS-FRANCE.  Foi coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Centro de Artes Visuais de Fortaleza. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas:  Caos e efeito – Itaú cultural – São Paulo; Perpendicular casa e rua – Barragem Santa Lúcia- BH ; Festival performance arte brasil – museu de arte moderna – Rio de Janeiro;   A Fotografia em perspectiva – Museu de arte moderna de São Paulo; Quando o cinema se desfaz em fotograma- Galeria Virgilio- São Paulo;  Quando o cinema se desfaz em fotograma- FUNARTE – Rio de Janeiro/RJ.

 

Walmeri Ribeiro

Artista|pesquisadora em performance e audiovisual. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Mestre em Artes pela UNICAMP.  É professora adjunta do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará ICA|UFC e do Programa de Pós-graduação em Artes ICA|UFC, onde atualmente é coordenadora. Sua pesquisa esteve durante os últimos 10 anos voltada para os estudos do ator no cinema, da qual resultou diversos artigos publicado no Brasil e no exterior e o livro “Poéticas do ator no cinema brasileiro”( Intermeios: 2013). Atualmente, dedica-se a experimentação e pesquisa em performance e audiovisual. Juntamente com o Prof. Dr. Hector Briones, coordena o Laboratório de pesquisa e experimentação em Poéticas Cênicas e Audiovisuais – LPCA ICA|UFC.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s